A Acústica, área da física fundamental que estuda a propagação sonora, é considerada o epicentro de grandes áreas, Geociências, Engenharia, Biociências e Artes. 

A Acústica, área da física fundamental que estuda a propagação sonora, é considerada o epicentro de grandes áreas, Geociências, Engenharia, Biociências e Artes. Em tais subáreas existe a possibilidade de correlacionar, por exemplo, Sons e Ultrassons com Medicina; como também, Ruído e Vibrações com Audição. No dia-a-dia, ao realizar algum tipo de exame médico, é utilizado um sistema ultrassônico, a fim de averiguar algum tipo de problema no corpo humano. Outro exemplo, são os ruídos em grandes centros urbanos, que já fazem parte do cenário da cidade (paisagem sonora), provenientes de fontes, como equipamentos industriais, tráfego, fluxo de pessoas, entre outras.

De certa forma, existe a possibilidade de intersecção das sub-áreas com áreas principais. Isto demonstra um pouco da abrangência que o termo Acústica, pode englobar diversos outros temas adjacentes. Assim, a sociedade moderna atual, formada por grandes centros urbanos e concentrada em regiões localizadas, demonstra como o conforto (térmico, visual, acústico) das pessoas é totalmente dependente desse cenário.

Conforto: consolo, alívio, auxílio nas aflições. conchego, cômodo, tudo o que constitui o bem-estar material. (Dicionário Contemporâneo da Lígua Portuguesa, 1980).

Diante da definição de conforto, temos o conforto ambiental, o qual visa adequar as características ambientais: térmicas, visuais e acústicas em projetos construtivos. Geralmente, o quesito acústico é o último a ser considerado em um projeto arquitetônico, sendo em muitos casos, deveria ser o mais importante.

Um problema estrutural de quantitativo de profissionais capacitados é uma das razões de tal situação. Por exemplo, em muitos cursos de Engenharia, Mecânica ou Civil, a quantidade de disciplinas envolvendo Acústica é pífia, sendo na maioria deles, apresenta uma disciplina optativa. Logo, muitos profissionais atuantes no mercado utilizam soluções pré-conhecidas pela construção civil (tijolo, lã-de-rocha, sistema drywall, etc). Já pude vivenciar muitas situações em obras, em que a regra básica é lã-de-rocha e gesso acartonado. Esta solução, nem sempre é viável para atender o isolamento sonoro de paredes de uma sala com repartições, e número considerável de profissionais trabalhando nela.

O conforto acústico, já pode ser considerado um fator fundamental de satisfação do cliente. Muitas vezes, as pessoas se esforçam para comprar uma casa (ou apartamento) própria, seja fincanciado ou não, buscando um lar de "conforto", principalmente acústico. E por muitas vezes (já pude visitar muitos edfícios de alto padrão em Florianópolis-SC e vi muitas famílias arrependidas com a compra, querendo se mudar de tal condomínio, devido a problemas de ruído, desde o latido de cachorro até o ruído de impacto causado pelo ato de caminhar no piso superior do reclamante) o cliente não está satisfeito. Como dizia o músico Tim Maia: " o que eu quero é sossego", e realmente quem não deseja investir e obter sucesso com o investimento?!.

Fonte: Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho NBR 15575:2013.

O que não é comum para as grandes construtoras é a transparência da informação do empreendimento, como por exemplo, os laudos acústicos de desempenho dos pisos e paredes da edificação. Como saber se aquele edifício vai ter isolamento sonoro suficiente?, se ele estiver situado em uma região alto nível de tráfego ou de sua fachada está de frente para uma rodovia. Isto poderia, ser a primeira informação para o cliente ter ideia do nível de qualidade do produto. Similar, quando compramos um aparelho doméstico, em que um nível classificatório de consumo de energia é etiquetado na face do mesmo.

Nos últimos dez anos, as Normas Brasileiras estão passando por alterações e trazendo informações mínimas de desempenho de edificações, principalmente quando se deseja adquirir um apartamento. Podem-se destacar, a NBR 15575 (2013) - Edificações Habitacionais - Desempenho e NBR 10.152 (2017) - Níveis de Pressão Sonora em ambientes internos a edificações. Tais normas são de extrema importância para o conforto acústico, e uma vez que o empreendimento está pronto e os apartamentos ocupados, torna-se inviável querer alterar/corrigir elementos da estrutura.

Em suma, a área da Acústica é complexa por envolver diversas áreas conjuntas, porém se um profissional capacitado puder participar de um projeto acústico de um empreendimento, a redução de riscos é minimizada. Contate um engenheiro acústico para solucionar o seu problema!

Por Eng. Leandro Rodrigues Barbosa, Dr. em Acústica e Vibrações. 24/01/2018.