Carregando...

Paisagem Sonora

Categoria: Acústica

A paisagem sonora (soundscape) é constituída pelos sons do ambiente, seja ele agradável ou não. Um ecossitema apresenta flora e fauna específico de uma região, em que por exemplo o canto dos pássaros é uma característica da espécie local, e para que haja preservação da paisagem sonora, as espécies de todos os reinos fazem parte desse cenário. Pesquisadores canadenses, início da década de 60, formaram um grupo de coloboradores de várias partes do mundo para estudar sobre o assunto. O resultado foi o livro Our Sonic Enviroment and THE SOUNDSCAPE the tuning of the World (1977) escrito por Raymond Murray Schafer.

Um dos grandes pioneiros norte americano é Bernie Krause (músico, ecologista e escritor). Ele pode contribuir com a trilha sonora do filme Apocalypse Now e possui muita experiência em gravações sonoras (no ar e na água), sua coletânea é tão vasta que possui mais de 1000 horas de arquivos. Alguns dos livros desse autor são: Wild SoundScapes (2002), Into a Wild Santuary (1998) e Voices of the wild (2015). O vídeo a seguir temos uma palestra desse grande pioneiro, em que uma frase se destaca: " Uma imagem vale mais que mil palavras, já uma paisagem sonora vale mais que mil imagens ". 

 

 

Uma das grandes percepções desse tipo de trabalho é revelar que o ser humano é o maior agente causador da alteração das paisagens sonora do mundo. O ruído nos grandes centros urbanos já pode ser considerado um problema de saúde pública, mesmo assim os governantes não se preocupam com tal situação. Fica uma lição: até quando continuaremos com esse progresso?

 Por Eng. Leandro Rodrigues Barbosa, Dr. em Acústica e Vibrações. 17/11/2017.